O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), será “protegido” do contato com a população por “tapumes” durante a inauguração do novo aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, no fim da manhã desta terça-feira (23). Uma barreira de tapumes foi erguida para isolar o presidente e sua comitiva. O muro é consequência de uma possível reação dos nordestinos aos ataques feitos por ele na última sexta-feira (19).
De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, o mal-estar gerado por conta das agressões de Bolsonaro à Região fez com Paloma Rocha, filha do cineasta Glauber Rocha – nascido na cidade e que dá nome ao aeroporto – e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), cancelassem suas participações no evento.
Esta será a primeira vista de Bolsonaro ao Nordeste após ter chamado os habitantes da Região de “paraíbas” e de ter dito ao ministro da Casa Cicvil, Onyx Lorenzoni, que não precisava “ter nada” com o governador do Maranhão, Flávio Dino, em uma clara discriminação institucional. .
Nesta segunda-feira (22), a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) proibiu o pouso do avião do Governador da Bahia Rui Costa no localalegando que a pista está em “fase de teste” e ainda estará molhada no momento da inauguração.
Nem mesmo os vereadores da cidade estão dispostos a participar da inauguração do novo terminal aeroportuário. Em nota oficial, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista anunciou que não participará do evento e defendeu sua abertura ao “público”.