A Paraíba terá 19 representantes na delegação do Brasil que vai disputar os Jogos Parapan-Americanos 2019, em Lima, no Peru, entre os competidores, treinadores e integrantes da comissão técnica. Os Jogos terão início no dia 23 de agosto e término em 1º de setembro.
No atletismo, Cícero Valdiran, Petrúcio Ferreira e Ariosvaldo Fernandes, além do técnico Pedro de Almeida estão confirmados, enquanto que no futebol de 5, os jogadores Luan Lacerda e Matheus Costa também foram convocados juntamente com a comissão técnica formada por: Fábio Luiz (técnico), Josinaldo Costa (assistente), Alexandre Sérgio (fisiologista) e Halekson Barbosa (fisioterapeuta).
Na seleção brasileira de goalball feminino, Dailton Freitas e Jonatas Castro, estarão nos Jogos como técnico e auxiliar, respectivamente e no masculino, os paratletas Émerson Silva e José Roberto. A Paraíba terá também representantes no halterofilismo com: Ailton de Andrade e Maria Luzineide e na natação, com o Adeilton Dantas, que estará como enfermeiro da modalidade. No taekwondo, Silvana Fernandes é a paraibana convocada e no voleibol sentada, Agtônio Dantas.
Em 2015, quando o evento ocorreu em Toronto, no Canadá, os 12 paraibanos que participaram foram contemplados com medalha. “A Paraíba já demonstrou em outros grandes eventos nacionais e internacionais o seu potencial no âmbito do paradesporto, e agora, em Lima, na delegação brasileira, 19 paraibanos foram convocados. É mais uma demonstração de quanto o estado cresceu no paradesporto”, frisou Jonatas Castro, auxiliar técnico da seleção brasileira de goalball feminino.
O secretário Hervázio Bezerra, titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) desejou boa sorte aos que estão no Peru representando a Paraíba e enfatizou a participação nos Pan-Americanos, encerrados no domingo (11). “Desejamos que nossos atletas convocados pela delegação brasileira possam realizar um grande trabalho e, acima de tudo, continuar honrando o nome do nosso estado lá fora, como já estão fazendo. Se estão na delegação, é porque são merecedores”, disse.
“No Pan, os paraibanos fizeram uma participação exemplar, onde Edival Marques [Netinho], conquistou o ouro no taekwondo e Andressa Morais, foi prata no atletismo. Ainda tivemos a alegria no voleibol masculino, onde a seleção que levou o bronze tinha como jogadores, Thiaguinho e Honorato e, agora, estaremos na torcida por nossos paratletas”, concluiu o secretário.
MaisPB