Uma pesquisa eleitoral elaborada pela Certifica, Consultoria e Pesquisa, mostra o comportamento do eleitor no município de Alagoinha, entorno das eleições de novembro. O levantamento ocorreu entre os dias 21 a 27 de setembro e cerca 500 pessoas foram entrevistadas. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi realizada em duas modalidades, estimulada e espontânea. A disputa eleitoral de Alagoinha envolve duas mulheres, a ex-prefeita Alcione Beltrão (Cidadania) e a atual prefeita Maria de Zé Roberto (PSDB). A área urbana e algumas localidades rurais foram incluídas na pesquisa.
Dados
Na estimulada o instituto apresentou os nomes e perguntou aos eleitores; "Se ás eleições para prefeito fosse hoje, em quem você votaria?". A prefeita Maria de Zé Roberto acabou vencendo e obteve 50,5%, enquanto Alcione Beltrão conquistou 38,1%. Branco/Nulo: 1,9% – Não Sabe: 8,2% – Não Respondeu: 1,3%.
Na espontânea o instituto não apresentou os nomes das candidatas, porém, perguntou aos eleitores: "Se ás eleições para prefeito fosse hoje, em quem você votaria?". Novamente a prefeita Maria de Zé Roberto conquistou o bom resultado e obteve 47%, enquanto Alcione Beltrão teve 34%. Também apareceram os nomes de Virginio Pontes com 0,2% e João Bosco com 0,2%. Branco/Nulo: 10% – Não Sabe: 8% – Não Respondeu: 0,2%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PB-09218/2020 e realizada para os cargos de prefeito e vereador do município de Alagoinha. Conforme a Certifica, "Trata-se de uma pesquisa quantitativa, por amostragem, realizada por meio de entrevistas pessoais Face to Face com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa da população em estudo", descreveu o instituto.
Gestão
O eleitorado também avaliou a administração da prefeita Maria de Zé Roberto. Conforme os dados, 61% dos entrevistados aprovam a gestão de Maria, apenas 27% desaprovam. 9% não souberam avaliar e 2% não responderam.
Do Blog do Galdino