GIRO DE NOTICIAS

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Alagoa Grande é a porta de entrada do brejo paraibano

Alagoa Grande é a porta de entrada do brejo paraibano, uma das regiões de maior riqueza cultural da Paraíba.

Quem chega à cidade natal de Jackson do Pandeiro, já percebe na sua entrada uma forte identificação da cultura musical do mais ilustre filho de Alagoa Grande.Terra da líder sindical Margarida Maria Alves, do Poeta Osório Paes, do estadista Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Melo, a cidade possui vasta opção para visitação, a começar pelo seu casario antigo, tombado pelo IPHAEP, onde destaca-se a belíssima igreja matriz e o Theatro Santa Ignêz, terceiro mais antigo do estado. É no centro histórico da cidade, onde encontramos também o Memorial Jackson do Pandeiro, local que guarda um vasto conteúdo de peças e registros históricos do músico José Gomes Filho. No Memorial, também estão guardados os restos mortais do Rei do Ritmo, nascido em 1919.
O Museu Casa de Margarida Maria Alves é outro ponto de grande importância histórica e que merece ser visto por todos. A casa, transformada em museu em 2001, fica próximo do centro da cidade, no caminho para o Quilombo Caiana dos Crioulos, que é reconhecido pela Fundação Palmares e mantém ainda hoje muito de sua cultura tradicional. Na comunidade, aberta à visitação, foi montado um museu da história local e durante o ano são realizados eventos regulares enaltecendo a cultura quilombola. Um dos destaques do local é sua gastronomia, que ganhou mais força com a recente instalação de um restaurante de comidas típicas.

A gastronomia de Alagoa Grande é outro grande atrativo para os visitantes, com bons restaurantes, que servem diversos pratos típicos, como a galinha de capoeira, a buchada de bode, o carneiro e a fava, da qual a cidade é a maior produtora da Paraíba.


Para quem visita a cidade e deseja levar uma recordação, pode fazer um passeio pela orla da Lagoa do Paó, local que rende belas imagens, especialmente ao pôr-do-sol. Também é possível adquirir peças do artesanato local, que podem ser encontradas em lojas específicas ou no salão do artesanato, que reúne peças de vários artistas locais.

Quem visita Alagoa Grande encanta-se com suas belezas, seu povo hospitaleiro e suas riquezas culturais.

 

Marcelo Felix Lopes - secretário de comunicação 

Secretaria da Cultura e Turismo de Alagoa Grande

Rivaildo Alves - Secretário executivo de Turismo

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 BLOG DO RILDOSeguro Desenvolvido Por Netinho Soluções Web.