O jogador do Real Madrid, o francês Karim Benzema, conquistou pela primeira vez na sua carreira o prêmio de melhor jogador do mundo. A Bola de Ouro, prêmio máximo do futebol mundial, organizado pela revista France Football, aconteceu nesta tarde de segunda-feira (17), em Paris, e premiou os principais atletas do mundo, tanto masculino quanto feminino.
Benzema recebeu o troféu do ex-treinador e compatriota Zinedine Zidane e trouxe o sétimo prêmio para a França. A lista final, contabilizada por pontos, ainda contou com mais 29 nomes, com três brasileiros incluídos. As maiores surpresas ficaram por conta de Neymar e Messi, ambos fora da lista final, e de Cristiano Ronaldo, que ficou em 20º colocado, pior posição do português desde 2005.
Confira a lista completa dos 30 melhores jogadores do mundo:
- 1º – Benzema (Real Madrid)
- 2º – Mané (Liverpool/Bayern de Munique)
- 3º – De Bruyne (Manchester City)
- 4º – Lewandowski (Bayern de Munique/Barcelona)
- 5º – Salah (Liverpool)
- 6º – Mbappé (PSG)
- 7º – Courtois (Real Madrid)
- 8º – Vini Jr (Real Madrid)
- 9º – Modric (Real Madrid)
- 10º – Haaland (Borussia Dortmund/Manchester City)
- 11º – Son (Tottenham)
- 12º – Mahrez (Manchester City)
- 13º – Haller (Ajax/Borussia Dortmund)
- 14º – Fabinho (Liverpool) e Rafael Leão (Milan)
- 16º – Van Dijk (Liverpool)
- 17º – Vlahovic (Juventus), Luis Díaz (Liverpool) e Casemiro (Real Madrid/Manchester United)
- 20º – Cristiano Ronaldo (Manchester United)
- 21º – Kane (Tottenham)
- 22º – Arnold (Liverpool), Bernardo Silva e Foden (Manchester City)
- 25º – Rüdiger (Chelsea/Real Madrid), Darwin Núñez (Benfica/Liverpool), Nkunku (RB Leipzig), Kimmich (Bayern de Munique), Cancelo (Manchester City) e Maignan (Milan)
Em outros prêmios de relevância da cerimônia, no lado feminino, a jogadora do Barcelona, Aléxis Putellas, venceu a Bola de Ouro feminina. Na categoria masculina, Robert Lewandowski, venceu o Prêmio Gerd Miller, para o maior goleador da temporada, e Gavi, do Barcelona, venceu o Troféu Kopa, dado ao melhor jogador do mundo até 21 anos. O goleiro do Real Madrid, Thibaut Courtois, foi o melhor goleiro do ano e levou o Troféu Yashin.
A novidade desta edição foi para a estreia do Prêmio Sócrates, para jogador mais engajados em projetos e causas sociais. O troféu, que faz referência ao ex-jogador corintiano e ativista político nos anos 80, coroou o senegalês Sadio Mané, cujas obras em seu país beneficiaram grande parte da população local.
Leonardo Abrantes