GIRO DE NOTICIAS

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Bispo da Diocese de Guarabira é hostilizado e sofre agressões após Missa


O Bispo da Diocese de Guarabira, Dom Aldemiro Sena foi mais um religioso vítima do extremismo e da intolerância política, durante este fim de semana. O fato foi registrado ao fim da celebração da Santa Missa, realizada na manhã deste domingo (23), na Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira, presidida por Dom Aldemiro.

Segundo relatos de pessoas que presenciaram as agressões, ao terminar a celebração, naturalmente o Bispo se dirigiu até a sacristia onde foi abordado por algumas pessoas que, inconformadas como a pregação do Sacerdote, partiram para o desrespeito e para a agressões verbais, desferindo palavras de baixo calão contra o mesmo. Outros Padres, pessoas ligadas à igreja e até funcionários da Catedral tiveram que intervirem para evitar que o pior acontecesse com Dom Aldemiro.

Esta é uma prática que está se tornando corriqueira nos últimos dias pelo Brasil a fora. Atos de intolerância, desrespeitos e até agressões físicas e verbais vêm acontecendo por parte de pessoas que não conseguem se controlar ao verem não somente religiosos, mas também pessoas do povo e até mesmo familiares discordando da sua ideologia política. Até que ponto pode chegar a alienação política que faz com que uma pessoa que se diz ser cristão se volte contra o seu líder religioso simplesmente por questões politico-partidárias?

Em nota, a Diocese de Guarabira se pronunciou sobre o fato, repudiando as agressões e se solidarizando com o Bispo Dom Aldemiro Sena. Confira!

NOTA DE REPÚDIO

A Diocese de Guarabira – clero diocesano, religiosos e religiosas, leigos e leigas que a constituem – demonstra, por meio desta nota, solidariedade ao seu Bispo Diocesano, Dom Aldemiro Sena dos Santos, que foi vítima de agressões verbais, na sacristia da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira – PB, após a celebração da Santa Missa – na manhã deste domingo (23). Essas ações de repressão e opressão à fé cristã, claramente motivadas por tendências ideológicas fascistas e autoritaristas, são e serão veementemente repudiadas pela Comunidade Diocesana que se posiciona, sobretudo, ao lado de Jesus Cristo – Príncipe da Paz (Is 9,6).

Atitudes de violência, como a que foi sofrida pelo Bispo de Guarabira, sinalizam a existência de perseguição ao cristianismo autêntico que tem sua opção pelos mais pobres (Lc 6,20), vulneráveis (Jo 8,11), estigmatizados e marginalizados (Mc 1,40-41). Não obstante, também desvelam aqueles que, de fato, desrespeitam a fé, maculam a religiosidade e profanam o templo ao modelo dos vendilhões expulsos por Nosso Senhor (Jo 2,13-16). Nesse sentido, concebemos que quaisquer tentativas de silenciar a pregação do Evangelho configura-se como uma violação à liberdade religiosa, direito assegurado constitucionalmente.

Para o catolicismo (CIC 1549), a presença de Jesus Cristo torna-se visível no seio da comunidade através do Bispo que, por excelência, corresponde ao sucessor dos apóstolos. A missão que lhe coube é, portanto, proteger, cuidar, guiar e amparar o rebanho, apascentando as ovelhas de Deus (Jo 21,15-17). Desse modo, é válido retomar a constituição dogmática Lumen Gentium, segundo a qual, “os Bispos sucedem aos Apóstolos, como pastores da Igreja; quem os ouve, ouve a Cristo; quem os despreza, despreza a Cristo e Aquele que enviou Cristo”. Nesses termos, desrespeitar a mensagem de Dom Aldemiro Sena é igualmente desrespeitar Aquele que lhe conferiu autoridade no âmbito da Igreja e que lhe confiou o papel de arauto e protetor zeloso do ensinamento de Jesus.

Por fim, é imprescindível reiterar que, através desta, repudia-se não apenas o ataque fascista à pregação do Evangelho ocorrido na casa de Nossa Senhora da Luz, mas a toda e a qualquer forma de violência, de violação à liberdade religiosa, de perseguição e intolerância. Rogos sejam feitos à Virgem Maria para que a comunidade cristã não se desvencilhe de Jesus Cristo, todavia, esteja cada vez mais a Ele ligada através da vivência do amor e da paz.


Folha do Brejo

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 BLOG DO RILDOSeguro Desenvolvido Por Netinho Soluções Web.