GIRO DE NOTICIAS

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Pelé, o "Rei do Futebol", morre aos 82 anos em São Paulo

Edson Arantes do Nascimento, o 'Rei Pelé' morreu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos na cidade de São Paulo. Mineiro de Três Corações, o maior jogador brasileiro da história, estava internado no Hospital Albert Einstein na capital paulista. Ele morreu por complicações do câncer no colón.

O atacante que fez história no Santos e na Seleção Brasileira tratava um câncer no cólon desde setembro de 2021. A doença havia se espalhado para o pulmão e fígado. Em 2022, Pelé teve covid-19 no mês de novembro e foi internado no hospital.

Recentemente, nos jogos do Brasil na Copa do Mundo do Catar, diversas homenagens e mensagens de apoio foram levantadas para Pelé. Na arquibancada, torcedores abriram bandeirão antes das partidas e ao minuto 10 com a foto de Pelé. Em campo, os jogadores homenagearam o Rei com faixa após a classificação diante da Coreia do Sul nas oitavas de final no Estádio 974, em Doha.

Na ocasião, o atual camisa 10 da Seleção Brasileira, Neymar, disse: “É difícil falar sobre o momento o qual Pelé está passando, mas eu desejo todas as melhores coisas para ele. Espero que fique bem de saúde o mais rápido possível e que ele possa pelo menos ser confortado com a vitória de hoje e com a faixa que dedicamos a ele no final”.

Carreira - "Era um moleque negro, que brilhava nos campos tão pobres lá de Três Corações, foi contratado para jogar no time do Santos e convocado para Seleção". Foi assim que Guillermo Rios e Eduardo Jose Queiroz De Oliveira escreveram um trecho da música 'Pelé'. É um resumo da história que começou no dia 23 de outubro de 1940 na cidade localizada no sul de Minas Gerais.

Filho do jogador João Ramos do Nascimento e de Celeste Arantes, seu nome foi uma homenagem ao criador da lâmpada, Thomas Edison. O pai de Pelé, o Seu Dondinho, era fã do estadunidense. Antes de ir para o Estado de São Paulo, como cita a música, ele vivia na pobreza. 

O apelido Pelé veio na época de escola e se deriva de um jogador do Vasco da Gama de São Lourenço (também no interior de Minas). O Rei de Futebol era fã do goleiro da equipe, Bilé. No entanto, Edson falava o nome de forma errada, não aceitava de início o nome e brigou com um colega na época. 

Em entrevista, ele chegou a explicar: "Meu nome verdadeiro é Edson. Eu não inventei Pelé. Eu não queria esse nome. Pelé soa infantil em português. Edson é mais como Thomas Edison, o homem que inventou a lâmpada".

Pelé na adolescência com a camisa do Santos (Foto: Reprodução)
Pelé na adolescência com a camisa do Santos (Foto: Reprodução)

O primeiro time de Pelé quando ainda era criança foi o Sete de Setembro, na cidade de Bauru, interior de São Paulo. Depois, ele foi para o Ameriquinha e aos 13 anos, foi para o Bauru Atlético Clube. Ele já se destacava e o Baquinho, como era conhecido o clube, chegou a ser convidado para um jogo da segunda divisão contra o time infantojuvenil do São Paulo. Pelé fez cinco dos 12 gols da equipe.

A equipe se desfez e virou um time de futsal chamado Radium. Em 1956, ele teve a primeira oportunidade de ir para o Bangu, do Rio de Janeiro. A mãe dele, Celeste, não deixou porque não queria a ida para uma cidade grande. Entre recusas e novas oportunidades, ele foi ao Santos no mesmo ano.

O primeiro contrato profissional foi no alvinegro em junho de 1956. Ali, ele escreveu uma das maiores histórias de um jogador com um clube. No Santos, ele conseguiu ir para a Seleção de Vicente Feola, campeã na Suécia dois anos mais tarde. 

Com a equipe paulista, foram 1.116 jogos e 1.091 gols em 18 anos de trajetória. O Santos de Pelé foi uma das equipes mais vitoriosas do Brasil. Foram seis Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores, duas Copas Intercontinentais e dez Campeonatos Paulista entre os principais títulos. 

Além disso, o time fez diversas excursões pelo mundo. Entre elas, um jogo na Nigéria que parou a Guerra da Biafra (conflito civil) em 1967 e um amistoso no Estádio Nacional de Santiago contra a Seleção Chilena em 1973 em meio à Guerra Fria.

Time do Santos na excursão à Nigéria (Foto: Arquivo/Santos)
Time do Santos na excursão à Nigéria (Foto: Arquivo/Santos)

Na Seleção Brasileira, Pelé fez parte do ciclo mais vitorioso da história é o maior artilheiro com 77 gols em 92 jogos oficiais, segundo a Fifa. Ele é o jogador mais jovem a marcar gol em final de Copa do Mundo, com apenas 17 anos, na Suécia. 

Fazendo dupla com Garrincha no ataque, conquistou o bicampeonato no Chile em 1962. O terceiro Mundial foi na inesquecível Seleção de 1970 que goleou a Itália na final por 4 a 1 no Estádio Azteca, no México. Pelé abriu o placar de cabeça. Um ano mais tarde, ele se despedia do time e marcava o último gol pelo Brasil diante da Áustria no Estádio do Morumbi.

Depois do Santos, o Rei foi para os Estados Unidos e jogou por duas temporada no New York Cosmos entre 1975 e 1977. Foram 106 jogos e 64 gols. Ele também ganhou o prêmio de Melhor Jogador do Século da FIFA em 2000 junto com o argentino Diego Maradona.

Pelé com a camisa da Seleção Brasileira (Foto: Divulgação)
Pelé com a camisa da Seleção Brasileira (Foto: Divulgação)

Desde que se aposentou em 1977, é embaixador mundial do futebol e fez muitos trabalhos de atuação e comerciais. Em 1995 foi nomeado ministro do Esporte no governo Fernando Henrique Cardoso. Em 2010, foi nomeado Presidente Honorário do New York Cosmos.

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 BLOG DO RILDOSeguro Desenvolvido Por Netinho Soluções Web.