Com um roteiro eletrizante tanto na busca pelo acesso quanto na luta contra o rebaixamento, chegou ao fim a Série B do Campeonato Brasileiro.
Todas as dez partidas foram iniciadas às 17h (horário de Brasília) deste sábado (25), e em apenas duas delas não havia pressão por acesso ou queda.
Além do Vitória, campeão antecipado, e do Criciúma, que garantiu o acesso na última rodada, o Juventude e o Atlético-GO se classificaram à elite ao vencerem suas respectivas partidas neste sábado.
Após ter saído atrás do placar, o Juventude reagiu na partida e virou o jogo para 3 a 1. O elenco, comandado pelo técnico Thiago Carpini, comemorou muito a volta à elite. O Jaconero, rebaixado na temporada passada, terminou na vice-liderança, com 65 pontos.
O Atlético-GO, que também havia sido rebaixado para a segunda divisão no ano passado, garantiu o retorno à Série A ao vencer o Guarani, por 3 a 0. Os gols da partida foram marcados na segunda etapa, e a torcida fez uma grande festa no estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
O Sport, que permaneceu praticamente o campeonato inteiro entre os quatro primeiros, entrou em uma espiral de crise no segundo turno e, mesmo com uma das maiores folhas salariais do torneio, falhou em atingir o principal objetivo do ano, que era voltar para a Série A.
Apesar da vitória por 4 a 1 sobre o Sampaio Corrêa, o clube precisava de uma série de combinações de resultados, que não vieram, e terminou o campeonato na sétima colocação, com 63 pontos.
Queda para a Série C
ABC, Londrina, Tombense e Sampaio Corrêa foram os quatro últimos colocados, rebaixados para a Série C.
A Ponte Preta e a Chapecoense, que lutavam contra o descenso, fizeram o dever de casa, venceram suas partidas e garantiram a permanência na divisão.
Apesar de entrar na rodada final rebaixado, o ABC foi um importante ator na luta pelo acesso à Série A, já que venceu o Vila Nova, por 3 a 2, e tirou o time goiano, que dependia apenas dele para subir, da primeira divisão.