O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrega nesta sexta-feira (30) mais uma etapa do Canal Acauã-Araçagi. O governador João Azevêdo (PSB) vai acompanhar o presidente da República na agenda que irá acontecer no município de Riachão do Poço, às 11h. Em seguida, os gestores se deslocam para João Pessoa, onde irá ocorrer, a partir das 13h, no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções, a solenidade de anúncio de novos investimentos do Governo Federal na Paraíba.
Pela manhã, será inaugurado o Lote 2 do canal Acauã-Araçagi – obra onde foram investidos R$ 715 milhões. Na ocasião, haverá um sobrevoo pelos 52 quilômetros de extensão da obra e em seguida a aterrissagem, com a abertura da válvula dispersora na derivação para o rio Ipanema, afluente do rio Gurinhém, no município de Riachão do Poço.
O Canal Acauã-Araçagi é um empreendimento estruturante, em processo de implantação pelo Governo Federal, em parceria com o Governo da Paraíba, que objetiva o aproveitamento de águas interiores e águas a serem transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), por meio do Eixo Leste.
Durante a visita do presidente Lula e do governador João Azevêdo, será acionada a válvula dispersora para a liberação da água que vem do Lote 1 do Canal para o rio que vai perenizar três assentamentos rurais: Chico Mendes, 21 de Abril e Padre Higino. Foram investidos nos dois lotes mais de R$ 1,2 bilhão.
Às 15h, a agenda prossegue no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, onde serão anunciadas várias ações e assinados diversos protocolos e convênios que beneficiam o Estado.
O projeto do Canal Acauã-Araçagi totaliza 109,10 km. O sistema foi projetado para trabalhar totalmente por gravidade e transportar vazões que variam de 10 m³/s no trecho inicial a 2,5 m³/s no trecho final.
Municípios contemplados:
Lote 01
Lote 02
Lote 03
Blog do Rildo com MaisPB