O empresário André Amaral, diretor do Grupo AMPAR – Hotelaria e Participações Ltda., confirmou, nesta segunda-feira (24), que o ministro do Turismo, Celso Sabino, fez uma visita às instalações do Hotel Tambaú, em João Pessoa, quando participou de um café da manhã com a bancada federal da Paraíba, encontro coordenado pelo senador Efraim Morais Filho. De acordo com Amaral, o ministro disse que o imbróglio jurídico do hotel passou a ser uma decisão de Estado para a ação que tramita na Justiça Federal seja resolvida o mais rápido possível.
Sabino disse, em entrevista à Rádio CBN pela manhã, que “o objetivo (do encontro) é mostrar que o poder público federal anseia pela retomada das atividades desse tão importante aparelho do turismo, que é o Hotel Tambaú”.
A ação pelo direito definitivo de posse do Hotel Tambaú se arrasta por mais de quatro anos, quando da realização da segunda praça do leilão do equipamento. A AMPAR disputa na Justiça com o Grupo A. Gaspar, do Rio Grande do Norte. Há diversas versões dos dois lados e a ação está nas mãos de um desembargador do STF – Superior Tribunal Federal, em Brasília, que pediu vistas para fazer uma análise melhor.
O governador da Paraíba, João Azevêdo, esteve reunido com ministro relator do processo, da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcos Buzzi, em Brasília, em setembro de 2024, quando ouviu dele um compromisso de que tomaria uma decisão rápida. Há uma informação, não confirmada, de que a ação ainda retornaria à Justiça do Rio de Janeiro.
Turismo em Foco