Foi realizada na manhã desta quarta-feira (23), a audiência para ouvir as testemunhas sobre o Processo de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) Nº0600511.56.2024.6.15.0009 da Justiça Eleitoral da Comarca de Alagoa Grande - PB, que apura Suposta Fraude na Cota de Gênero praticada pelo Partido Republicanos. Em se confirmando a acusação, todo o Partido Republicanos tem sua votação zerada para o cargo de Vereador, com a consequente perda dos Mandados de Aquillis de Tatá, Duca Chaves e Robertão de Canafístula.
A acusação se baseia na alegação de que o Partido Republicanos teria registrado a candidatura de Neide Bernardo apenas para cumprir formalmente as exigências da legislação eleitoral, sem que a citada tivesse feito campanha de fato. O PP, PSB e PSD alegam que a candidata concorreu apenas para justificar o preenchimento das vagas da Cota Feminina. Neide Bernardo teve apenas 5 Votos nas eleições de 2024.
Segundo apurado pelo nosso Instagram, hoje foram ouvidas 3 Testemunhas de Defesa e 1 Testemunha de Acusação, onde 2 Testemunhas de Defesa por terem ligação empregatícia na Prefeitura foram desconsideradas a pedido do Advogado de Acusação Nildo Moreira Nunes, passando de testemunhas para Declarantes.
Ainda segundo apurado, depois de mais de 2 horas de Audiência, a mesma teve que ser interrompida devido um compromisso do Juíz Eleitoral e de Direito, Dr. José Jackson Guimarães, no Tribunal de Justiça da Paraíba, onde marcou uma nova Audiência para o dia 21 de Maio, onde ouvirá as testemunhas restantes.
Caso a Justiça Eleitoral considere a ação procedente e confirme a acusação, os Vereadores do Partido Republicanos poderão ter seus Diplomas Cassados, com a consequente convocação dos Suplentes Adriano de Ferreirinha (PSB), Jaílton de Zumbi (PP) e Marilene Karla Coutinho (PSD).
Fonte: Instagram Roberto Costa