O líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Tovar Correia Lima (PSDB), está recolhendo assinaturas para protocolar o pedido de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa a fim de investigar os chamados funcionários ‘codificados’ no governo do estado.
Segundo Tovar, trata-se de pessoas que prestam serviço ao Estado e recebem seus salários apenas com a apresentação do CPF na instituição bancária.
O parlamentar explicou está havendo distorções entre os valores apresentados pelo Estado e os valores recebidos pelos beneficiados. “Já temos cerca de 10 assinaturas, e acredito que até esta quarta-feira reuniremos as duas que faltam para dar entrada no pedido de CPI aqui na Casa”, disse.
Tovar disse que existem várias modalidades de vínculo de servidores com o Estado, como por exemplo os prestadores de serviço que foram criados na década de 1990, mas, segundo ele, os codificados surgiram no governo Ricardo Coutinho.
O parlamentar se mostrou confiante quanto à instalação da CPI e lembrou que atualmente só existe uma Comissão Parlamentar de Inquérito funcionando na Casa, que é a que investiga a telefonia no estado.