Já está para ser votada pela Câmara Municipal de Alagoa Grande uma propositura de autoria da Mesa Diretora que tem como objetivo extinguir o cargo de Assessoria Jurídica.
Segundo informações obtidas por este jornalista, o repasse do duodécimo que a Prefeitura Municipal realiza todos os meses para a Câmara Municipal é em torno de R$ 157.000,00 (Cento e Cinquenta e Sete Mil Reais). Esses recursos são divididos em 70% para despesas de pessoal e 30% para custeio e manutenção dos trabalhos da Casa Legislativa. Hoje, o valor aproximado recebido pela Assessoria da Câmara Municipal é de aproximadamente R$4.000,00 mensal, ou seja, 48.000,00 anualmente.
Pelas informações obtidas, caso o cargo de Assessoria Jurídica continue inserido na folha de pessoal dificilmente os vereadores de oposição irão ter mais pessoas contratadas pela Câmara Municipal, daí a estratégia de remanejar a Assessoria Jurídica para a parte do 30% que são destinados aos custeios e manutenção da Casa Legislativa. A informação que tivemos é a de que desde o período em que Marcelo de Canafístula (in memoriam) era gestor, passando pela gestão do vereador Cláudio Barbosa até hoje, o pagamento da Assessoria Jurídica se dá devido a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público Estadual.
A pergunta que não quer calar: Será que os vereadores irão aprovar a propositura para tirar da folha de pessoal a Assessoria Jurídica com o objetivo de empregar mais pessoas na Casa Legislativa? Ou tem outra justificativa para a população? Não vamos, por enquanto, fazer qualquer juízo de valor, porém, devemos aguardar o desenrolar de tudo isto para podermos fazer uma análise mais aprofundada do caso.
Vem moído por aí. Esperamos que o presidente da Casa Francisco Luis de Albuquerque e Melo, Marcos de Zumbi reveja juntamente com os seus pares esta questão, principalmente, ele que deverá ser voto de minerva. Depois não diga que não foi alertado. A Mesa Diretora da Câmara Municipal é composta pelos seguintes vereadores: Presidente Marcos de Zumbi; Vice- presidente, Clemilson Rodrigues; 1º Secretário, Marcelo de Manoelzinho; 2ª Secretária, Marilene Coutinho.
Por Jornalista Gildo Araújo