GIRO DE NOTICIAS

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Varíola dos macacos: PB passa de 50 casos em investigação, diz Secretaria de Saúde

A Paraíba passou de 50 casos suspeitos de varíola dos macacos, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (22), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O estado totaliza 70 casos, sendo 1 confirmado, 17 descartados e 52 em investigação.

De acordo com a SES, a maioria dos casos notificados e em investigação são em João Pessoa. São 38 no total, sendo 1 confirmado, 10 descartados e 29 em investigação.

Dos 223 municípios, 20 têm pelo menos 1 caso em investigação. A cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa, tem 4 casos em investigação e 2 descartados. Na terceira posição, está Campina Grande, no Brejo paraibano, com 3 casos sendo investigados.

Entre todos os casos notificados, 41 são homens e 29 são mulheres. A maioria está com pessoas de idade entre 20 e 29 anos, inclusive o caso já confirmado para a doença.

Sintomas

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. Os sintomas iniciais costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Dentro de 1 a 3 dias ou mais desses sintomas, o paciente começa a desenvolver erupções cutâneas.

Usar máscaras, manter o distanciamento e a higienizar as mãos são formas de evitar o contágio pela doença, como informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

G1

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 BLOG DO RILDOSeguro Desenvolvido Por Netinho Soluções Web.