GIRO DE NOTICIAS

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Como ficam palanques de João Azevêdo e Pedro Cunha Lima após novas alianças

Após o primeiro turno das Eleições 2022, começaram as movimentações para definição dos apoios aos que disputam o segundo turno no Governo da Paraíba. A apuração foi feita até essa segunda-feira (10).

Estão na disputa marcada para 30 de outubro o atual governador da Paraíba, candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), e Pedro Cunha Lima (PSDB).

No cenário nacional, o socialista apoia a candidatura do ex-presidente Lula (PT). Já o tucano não deixou claro de que lado está, principalmente depois de montar um palanque “misto”, que envolve aliados de Lula e do candidato à reeleição para a Presidência, Jair Bolsonaro (PL).

Quem foi para o lado de João Azevêdo

João conta com o apoio da ex-candidata do PSOL ao Governo da Paraíba, Adjany Simplicio. Apesar de se posicionar pelo voto ao governador, Adjany disse que o apoio é “crítico”, com o objetivo de barrar a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) na Presidência, afirmando que se mantém na oposição ao governo João Azevêdo.

João teve 39,65% no primeiro turno, o que representa 863.174 votos. Adjany Simplicio teve 9.567 votos, 0,44% do total, e ficou em quinto lugar nos resultados da Paraíba para o governo estadual.

A assessoria do candidato à reeleição foi procurada pelo Portal para saber quantos prefeitos da Paraíba teriam aderido apoio ao socialista, mas não obteve resposta. João tem como aliado o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP).

Quem foi para o lado de Pedro Cunha Lima

Pedro Cunha Lima (PSDB) recebeu o apoio do ex-candidato ao Governo da Paraíba Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Pedro foi o segundo colocado no primeiro turno, com 23,90%, o que representa 520.155 votos. Veneziano faz campanha para Lula na Paraíba e ficou em quarto lugar no primeiro turno, com 373.511 votos (17,16%).

Pedro conta ainda com o apoio do senador eleito Efraim Filho (União), que teve 617.477 votos (30,82%), e com o do ex-candidato ao Senado Sérgio Queiroz (PRTB), que teve 233.849 votos (11,67%). Todos defendem a candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição.

Sobre apoio de prefeitos, a assessoria de Pedro também não respondeu à solicitação. Durante a oficialização da aliança com Sérgio Queiroz, nessa segunda-feira (10), em João Pessoa, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), esteve presente no evento.


 Portal Correio

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 BLOG DO RILDOSeguro Desenvolvido Por Netinho Soluções Web.