GIRO DE NOTICIAS

terça-feira, 16 de maio de 2023

Petrobras altera política de preços; entenda o que isso muda no seu custo com combustíveis

A Petrobras chocou o mercado e anunciou nesta terça-feira (16) uma nova política de preços, abandonando a antiga referência internacional vigente desde 2016.

Dessa forma, a estatal não mais seguirá as oscilações internacionais para definir os preços dos combustíveis no mercado interno, encerrando o mecanismo automático.

Com os reajustes agora sem periodicidade definida, a volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio não será repassada para os preços internos, conforme declarado no comunicado oficial.

A antiga fórmula de cálculo, conhecida como Preço de Paridade de Importação (PPI), considerava o valor do petróleo no mercado global e custos logísticos como fretamento de navios, taxas portuárias e transporte através de dutos internos.

A nova estratégia comercial da Petrobras incorpora duas referências de mercado: o “custo alternativo do cliente”, priorizando as melhores opções de suprimento e produtos substitutos, e o “valor marginal”, baseado no custo de oportunidade diante das diversas alternativas da companhia, como produção, importação e exportação.

MaisPB

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 BLOG DO RILDOSeguro Desenvolvido Por Netinho Soluções Web.