GIRO DE NOTICIAS

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Relatora da CPMI do 8/1 pede que Jair Bolsonaro seja indiciado por golpe de Estado e outros 3 crimes

A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), pediu o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por quatro crimes, incluindo golpe de Estado e associação criminosa. O pedido foi o primeiro apresentado no relatório final da CPMI, que possui 1.333 páginas, apresentado nesta terça-feira (17) aos parlamentares. O R7 entrou em contato com a defesa de Bolsonaro e o espaço segue aberto para posicionamento.

Segundo Eliziane, o ex-chefe do Executivo foi “autor, seja intelectual, seja moral, dos ataques perpetrados contra as instituições, que culminou no dia 8 de janeiro de 2023”. 

No documento, Elizane afirma que Bolsonaro não agiu para desmobilizar os acampamentos montados em frente a instituições militares por todo o país. “Na prática, houve verdadeiro ‘silêncio eloquente’ do então ocupante do posto de presidente da República, incentivando os acampados a permanecerem nos locais”, ressalta o relatório.

Leia o documento completo aqui.

Além disso, a relatora defende haver “fartos indícios” de que o ex-presidente utilizou a estrutura da Polícia Rodoviária Federal, por meio do ex-diretor Silvinei Vasques, “para monitorar os locais, especialmente na região Nordeste, onde o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, no primeiro turno do pleito de 2022, teria tido maior votação”.

Outro ponto citado no relatório é a suposta “minuta do golpe”, que teria sido entregue ao ex-presidente por Felipe Martins, então assessor internacional da Presidência da República.


Portal Correio

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 BLOG DO RILDOSeguro Desenvolvido Por Netinho Soluções Web.