As repartições públicas da Administração Direta e Indireta do Governo do Estado da Paraíba e do município de Alagoa Grande terão o expediente alterado, nesta quarta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra. A data é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. O funcionamento dos serviços essenciais será preservado no Estado da Paraíba.
Depois da promulgação de um decreto presidencial no fim de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. Antes, a data não fazia parte do calendário nacional e nem era considerada ponto facultativo
A data busca debater o racismo e promover a consciência e valorização das culturas de origem africana e a autoestima das comunidades negras no País. Ela relembra a morte e o simbolismo de Zumbi dos Palmares, o líder do Quilombo dos Palmares e um dos maiores representantes da resistência negra à escravidão no Brasil Colônia.
NO QUILOMBOA DECAIANA DOS CRIOULOS
O Quilombo de Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande, Paraíba, realiza um evento chamado Vivenciando Caiana, com uma edição especial para o Dia da Consciência Negra. O evento de 2024 está previsto para o dia 24 de novembro e promete uma programação intensa para que os visitantes se imersam na cultura quilombola.