GIRO DE NOTICIAS

domingo, 9 de abril de 2023

Treze vence o Sousa nos pênaltis e é campeão estadual em 2023

O Treze conseguiu mais um título estadual no Campeonato Paraibano, desta vez a edição de 2023, vencendo o Sousa por 4 a 2, nas cobranças de pênaltis, neste sábado (8), calando quase 10 mil torcedores no estádio Marizão, na cidade de Sousa, no Sertão paraibano. O Sousa fez 1 a 0 no tempo normal, mas a festa acabou ficando com a torcida do Galo.

O Treze atacou logo nos primeiros minutos e teve a chance com Vitão, que bateu forte, mas a bola saiu pela linha de fundo. O time alvinegro criou outra chance com o atacante Cal, que bateu forte para uma grande defesa do goleiro Igor. Na sequência do jogador, a arbitragem pegou irregularidade no lance.

O Sousa ensaiou uma jogada com troca de passes e conseguiu um escanteio. Na cobrança, a defesa do Treze ficou com a bola. Luiz Henrique fez boa jogada pelo lado esquerdo e conseguiu o escanteio. Na cobrança, a bola saiu pela linha de fundo.

O Treze atacou pela direita com Fernando. Houve cruzamento na área, mas a defesa sousense afastou o perigo. A melhor jogada do Treze aconteceu com Edmundo pelo lado direito, cruzando para a área, quando o atacante Vitão bateu de cabeça e a bola passou com perigo.

No contra-ataque, o jogador Cláudio chutou de muito longe e a bola saiu pela linha. O Sousa chegou perto de abrir o placar em cobrança de falta com Luiz Henrique, que bateu forte para uma grande defesa do goleiro Igor Rayan. Fim do primeiro tempo, com o placar 0 a 0.

O Sousa voltou com determinação, para a segunda etapa, criando duas grandes oportunidades para abrir o placar. Mas o goleiro do Galo esteve firme para garantir o resultado.

O Treze tratou de se defender para administrar o empate. Mesmo assim, o Galo teve boas chances de abrir o placar. Em uma delas, o atacante Wallyson Bahia ganhou da zaga e chutou no canto, mas o goleiro do Sousa defendeu.

O Sousa fez 1 a 0 aos 42 minutos do segundo tempo com o atacante Rodrigo Pory. Com isso, a decisão do título foi nas cobranças de pênaltis.

Cobranças de pênaltis

O Treze venceu nas cobranças, por 4 a 2, acertando todos os chutes e nem precisou cobrar o quinto pênalti porque o Sousa perdeu duas cobranças.

Daniel Costa marcou para o Sousa; Guilherme Lucena marcou para o Sousa; Gabriel Recife perdeu para o Sousa; Maceió chutou para fora.

Roberto fez para o Treze; Kauê marcou para o Treze; Jhonathan Moc fez o terceiro do Galo; Saulo marcou o quarto gol e levou o Treze ao título estadual.

Histórico de confrontos

Galo e Dinossauro começaram a se enfrentar na década de 1990. Até agora, os dois times disputaram 100 jogos. Desse montante, o Treze obteve 38 vitórias.

O Sousa venceu 31 vezes. Ainda foram registrados 31 empates. O ataque do time alvinegro funcionou mais com 131 gols. O Sousa marcou 96 gols.

Treinador campeão

Os alvinegros apostaram em um técnico de Santa Catarina, natural de Criciúma. William de Mattia, de 40 anos, nunca tinha trabalhado no Nordeste.

Ex-jogador, William de Mattia tem apenas quatro anos como técnico, pois começou a carreira em 2019. Nesse período, comandou Juventus Jaraguá-SC, Grêmio Anápolis-GO e Nova Mutum-MT.

Campanha do Treze

A caminhada do Treze para chegar à condição de finalista com 22 pontos foi com 13 partidas, sete vitórias, quatro empates e duas derrotas. O Galo marcou 15 gols e tomou nove. O principal artilheiro do time alvinegro foi o meio-campista Yamada, com quatro gols e um dos candidatos ao topo como goleador do Certame.

Primeira frase

  • Treze 2 x 0 São Paulo Crystal
  • Nacional de Patos 2 x 0 Treze
  • Treze 3 x 2 Auto Esporte-PB
  • Botafogo-PB 0 x 0 Treze
  • Treze 3 x 0 Serra Branca
  • Treze 1 x 1 CSP
  • Campinense 0 x 0 Treze
  • Treze 2×1 Queimadense

Fase semifinal

  • São Paulo-PB 1×1 Treze
  • Treze 1×0 São Paulo-PB

Fase final

  • Treze 2×1 Sousa
  • Sousa 1×0 Treze (pênaltis, o Treze venceu por 4 a 2)

Título 13 anos depois

Os dois times voltaram a decidir o título estadual depois de 13 anos. Treze e Sousa decidiram a taça de campeão paraibano na temporada de 2009, com o jogo final sendo disputado no estádio Amigão, em Campina Grande, com um público de 17 mil. O Sousa venceu por 2 a 1 e conquistou o título, como visitante.

Neste sábado (8.4.2023), Galo e Dinossauro voltaram a duelar valendo o troféu de campeão estadual. Mas desta vez, o local foi o estádio Marizão, com o time sousense mandando o jogo e o alvinegro na condição de visitante, encarando a temperatura do Sertão e a pressão do torcedor do Sousa.

O Treze conseguiu fazer uma grande festa no estádio Marizão, depois de uma apresentação espetacular, jogando com cautela e, principalmente, consciente dentro das quatro linhas.

Yamada: craque e artilheiro

Luiz Fernando Yamada nasceu no dia 30 de janeiro de 1995, na cidade de Presidente Prudente (SP). Ele começou nas categorias de base do Grêmio Barueri. Passou ainda por clubes como Marília-SP, Noroeste-SP, Barretos-SP, Penapolense-SP, Rio Preto-SP, Catanduvense-SP, Ferroviária-SP e Atlético Paranaense-PR.

Antes de chegar para fazer parte do elenco vitorioso do Treze, sendo o principal artilheiro e um dos goleadores do Campeonato Estadual, o meia Yamada estava no Sertãozinho. Foram 13 partidas oficiais com a camisa do Galo da Borborema.

Os goleadores do Treze são o meia Yamada, que marcou quatro gols com a camisa preto e branco. Depois, aparecem os atacantes Vitão, Caio Vieira, Felipinho e o lateral-esquerdo Jhonathan Moc, todos com dois gols. Os zagueiros Geninho, Saulo e o meia Edmundo marcaram um gol cada. O Galo marcou 15 gols.

Os campeões do Galo

Foram escalados Igor Rayan, Fernando, Saulo, Geninho, Jhonathan Moc, Roberto, Edmundo, Yamada, Caio, Lucas Mineiro e Vitão. Gabriel Oliveira, João Marcos, Leozão, Zé Augusto, Paulo Henrique, Xande, Cal, Wallisson Bahia, Kauê Pires, Gabriel Macedo, André e Wilker.

Arbitragem

O árbitro Anderson Daronco foi o escalado para comandar a partida final do Campeonato Estadual, entre Sousa e Treze.

O encontro teve como assistentes Alessandro Álvaro Rocha de Matos (CBF-BA) e Eduardo Gonçalves da Cruz (CBF-MS). 

A arbitragem foi solicitada pelo Sousa que gastou com as despesas em cerca de R$ 45 mil.


Portal Correio

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 BLOG DO RILDOSeguro Desenvolvido Por Netinho Soluções Web.