GIRO DE NOTICIAS

segunda-feira, 15 de maio de 2023

DIA 22: Assembleia Geral para criação da primeira ONG de proteção aos animais em Alagoa Grande!

No próximo dia 22 será realizada a Assembleia Geral para aprovação do Estatuto da Associação de Apoio aos Animais Abandonados de Alagoa Grande - A5G, assim como a eleição da primeira diretoria.                                   

O evento ocorrerá na Câmara Municipal da cidade e será aberta ao público. Será feita uma breve retrospectiva da luta em defesa aos animais na cidade, seguido da leitura do Estatuto para a aprovação e a eleição dos candidatos aos seguintes cargos:                                                                                                     

I. Presidente (a);

II. Vice-Presidente;

III. 1º Secretário (a);

IV. 2º Secretário (a);

V. 1º Tesoureiro (a);

VI. 2º Tesoureiro (a);

VII. 1º Coordenador de Relações Públicas;

VIII. 2º Coordenador de Relações Públicas;

IX. Diretor técnico (Médico Veterinário);

X. 1º Suplente;

XI. 2º Suplente;

XII. 3º Suplente.

A professora de Química e Médica Veterinária Sandra R. Chaves vem preparando o evento desde que fez seu trabalho de conclusão de curso (TCC) em 2021, onde trabalhou uma pesquisa sobre Protetores Independentes aqui na nossa cidade e a quantidade média de animais que eles assistem. Com um número assustador de 18 animais por protetor, igualado com cidades maiores como Campina Grande e João Pessoa, a Veterinária viu nesse trabalho uma boa oportunidade para começar a organizar essas pessoas que já trabalham há muito tempo com esses animais.                                                                                                                  

Assim, reunindo os nomes mais conhecidos na cidade na luta pela causa animal, a primeira ONG está para sair do papel!                                                                                                                                                                       

Segundo a veterinária Sandra, os principais objetivos da ONG são: arrecadar fundos para ajudar os protetores independentes a alimentar cães e gatos sob sua tutela assim como ter acesso ao hospital veterinário em Areia e compra de medicamentos, e não menos importante, a EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO acerca das responsabilidades para com os animais. "Precisamos mostrar para as pessoas da cidade, que TODOS são responsáveis pelos animais e não meia dúzia de pessoas que fazem uma ONG. Várias ONG's que possuem abrigo e assumem totalmente a tutela de animais estão à beira de um colapso... todos os dias, a própria comunidade "despeja" cães e gatos nas portas das ONG's e passam para eles toda a responsabilidade. Queremos fazer diferente: queremos distribuir o "peso", equilibrar a balança. Um dos problemas mais relatados pelos Protetores Independentes  na minha pesquisa para o TCC foi a saúde mental abalada... TODOS já tiveram que se medicar por causa da luta diária com os animais de rua: como alimentar, medicar dar acesso ao veterinário sem dinheiro?", afirma a veterinária.                                                                                                                                     

Com a ONG, a médica veterinária espera que a Prefeitura possa fazer projetos de castração aos animais de rua e para a população de baixa renda, diminuindo assim a superpopulação de cães e gatos, assim como a incidência de zoonoses como a leishmaniose e esporotricose, ambas em crescimento em Alagoa Grande. "Seremos protetores de animais racionais e irracionais, já que nossa ONG é voltada para os cães e gatos mas que contribui para a Saúde Única, evitando zoonoses", afirma Sandra.

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 BLOG DO RILDOSeguro Desenvolvido Por Netinho Soluções Web.