GIRO DE NOTICIAS

domingo, 14 de junho de 2020

Guarabira de Luto: Morre o prefeito Zenóbio Toscano


single-image

Faleceu na manhã deste domingo (14) o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB). Ele estava internado em um hospital privado da capital paraibana e havia testado positivo para a covid-19.
Zenóbio Toscano pediu licença da prefeitura de Guarabira em maio de 2019 quando sofreu um AVC. Desde então, o vice, Marcus Diogo (PSDB) assumiu a gestão municipal.
Segundo informações da família, Zenóbio, havia apresentado melhores durante a semana e não havia sido entubado em UTI, mas não havia previsão se deixaria a unidade hospitalar.
No inicio da manhã a imprensa do brejo paraibano noticiava a morte de Zenóbio, porém, a família ainda aguardava o laudo médico para poder ter a confirmação. A deputada estadual Camila Toscano, filha do prefeito, havia publicado em rede social que a situação do pai era grave, pois havia sofrido um AVC hemorrágico e seguia internado.
Somente nesse início de tarde é que houve a confirmação da morte.
O prefeito em exercício Marcus Diogo deverá fazer um pronunciamento em breve.

Zenóbio Toscano ao lado da família, após se recuperar do primeiro AVC em 2019

Carreira

Zenóbio começou sua vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira. Em 15 de novembro de 1982 foi eleito com 50,44% dos votos válidos, na disputa ao lado de Jáder Pimentel – PDS (49,09%) e Ademir Leal – PT (0,47%).

Zenóbio Toscano em solenidade do primeiro centenário do município de Guarabira

Em 1990 concorre pela primeira vez a deputado estadual na Paraíba pelo PMDB, conseguindo a expressiva votação de 14.936 votos, sendo o oitavo mais votado do pleito.
Em 03 de outubro de 1994 é eleito mais uma vez deputado estadual com a votação de 34.837 sendo o deputado mais votado do estado.

Zenóbio ao lado de amigos e correligionários

Em 04 de outubro de 1998 Zenóbio conquista mais uma vez uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado. O pleito de 98 foi marcado por uma grande polêmica: Em 27 de abril de 1999 foram realizadas recontagem dos votos de Deputado Federal e Deputado Estadual nos municípios que integram a 10 ª Zona Eleitoral: Guarabira, Cuitegi (hoje não integra mais), Pilõezinhos e Araçagi. Apesar da recontagem e da anulação de alguns votos, Zenóbio não perdeu sua vaga.
Em 2001, Zenóbio deixa o PMDB e filia-se ao PSDB.
Em 06 de outubro de 2002 é eleito para seu quarto mandato como deputado estadual na Paraíba.
Em 2006 é novamente o mais votado do Estado, para deputado, com a votação de 38.265 votos. Foi a última vez que Zenóbio disputou o cargo de deputado estadual.

Prefeito de Guarabira


Zenóbio em discurso durante a campanha de 2016 ao lado da esposa Léa e do vice Marcus Diogo.

Em 7 de outubro de 2012 foi eleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2013 – 2016 eleito com dezesseis mil votos.
Em 2 de outubro de 2016 foi reeleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2017-2020 com 15.609 votos, derrotando novamente seu adversário de 2012, Josa da Padaria que concorria pelo PSB e a ex-prefeita do município Fátima Paulino.

Outras Funções Públicas

Zenóbio Toscano foi Secretário de Estado da infraestrutura no Governo de Ronaldo Cunha Lima e Presidente da Companhia Paraibana de Gás -PB Gás no Governo de Ricardo Coutinho, em 2011, além de fazer parte da Equipe de Transição do Governo.
Curiosidades

Em suas campanhas políticas, Zenóbio Toscano adota o mascote “gato preto”.

 Breve cronologia da história de Zenóbio Toscano em fotos


Nordeste 1

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 BLOG DO RILDOSeguro Desenvolvido Por Netinho Soluções Web.