GIRO DE NOTICIAS

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

IMAGENS: O "7 de Setembro" no antigo Sertão do Paó, Lagoa Grande de ontem, Alagoa Grande de hoje. Por José Guedes

Há afirmações de que no ano de 1847, quando passou a ser Distrito do município de Areia, esta terra foi oficialmente denominada de LAGOA GRANDE, e que em 1864 quando elevada a categoria de VILLA, pela Lei 129, de 21 de outubro de 1864 que, simultaneamente, também criou o Município, é que que recebeu o nome de ALAGOA GRANDE - In ALAGOA GRANDE: Sua História - De 1625 a 2000. FREIRE, Jose Avelar. 2ª Ed. João Pessoa, 2000.

UMA CIDADE SEM BANDA É UMA CIDADE INCOMPLETA

A frase acima é de autoria da WERIL - uma fábrica de instrumentos musicais de sopro, com sede em Franco da Rocha/SP. É claro que o termo "BANDA" não quer nos passar a ideia matemática fracionária (um meio ou metade), quer, pois, se referir a BANDA DE MÚSICA - FILARMÔNICA. 

Tomamos como não sendo de sentido dúrbio a palavra "BANDA", para não se aplicar ao nosso caso: a BANDA FILARMÔNICA "CÔNEGO FIRMINO CAVALCANTE" e a "PARAYBANDA", respectivamente, para fugirmos do conceito matemático como também quer a WERIL.

Como de costume, fizemos o Hasteamento da Bandeira do Brasil na Loja Maçônica Presidente Epitácio Pessoa e, em seguida, ato equivalente na Prefeitura Municipal. Porém, com duas lacuna saudosas: a ausência da Filarmônica, desativada, e a ausência da Paraybanda dada ao falecimento do seu Maestro Antônio Barbosa Filho, o "COBRA VERDE".

Dentro da festividades do DIA 7 DE SETEMBRO" comemorou-se o 67º aniversário do " TABAJARA ATLÉTICO CLUB (7-09-1954).

O NOME DEFINITIVO: 'TABAJARA ATLÉTICO CLUBE", EM 1958 

Em 1958, o fundador do CENTRO ATLÉTICO ALAGOA GRANDE (Fundado em 1952), sugeriu e conseguiu a fusão do seu time com o "TABAJARA ESPORTE CLUB" (Fundado em 1954), resultando da fusão um novo time, como novo nome "TABAJARA ATLÉTICO CLUBE".

AS FESTIVIDADES DE 67º ANIVERSÁRIO

Ali no Estádio "João Montenegro" - Campo do Tabajara - houve a inauguração de sua atual estrutura: campo com grama implantada, alambrado, vestuário e banheiros, singela arquibancada e tela metálica no entorno do campo.

A Diretoria se fez presente, inclusive homenageando com placas distintas aqueles que mais se dedicaram a administração sexagenária.

Registramos a presença do time de veteranos, entre eles se destacando o ex-jogador "DIRETOR", com um gol olímpico, Joacil Juvino e, fora do campo "BORO", cuja madureza de octogenário (82 anos), não mais o permite bater na pelota, em que pese a saudade.

Aconteceu também a exibição e jogo da "Escolinha do Tabajara", que está em formação e poderá ser a produtora de atletas do por vir.

Saudades também das firulas de URIEL e do futebol arte de JAVANCY CELSO e dos saudosos ITO e CEREBA.


















































Postar um comentário

 
Copyright © 2014 BLOG DO RILDOSeguro Desenvolvido Por Netinho Soluções Web.