GIRO DE NOTICIAS

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Quilombo Caiana dos Crioulos realiza mais um Vivenciando Caiana nesse domingo (15)

O Quilombo Caiana dos Crioulos, que fica na zona rural de Alagoa Grande, Brejo paraibano, vai realizar no próximo domingo (15/05), a partir das 08h30, mais um evento “Vivenciando Caiana”, onde a Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos irá apresentar uma programação especial para os turistas. O objetivo do evento é os turistas vivenciarem a cultura do quilombo e celebrarem um dia diferente junto com a comunidade quilombola Caiana dos Crioulos.

O Vivenciando Caiana é um evento pensado e realizado de forma coletiva com a Comunidade de Caiana dos Crioulos, para mostrar a vivência no Quilombo.

Ciranda no Quilombo Caiana dos Crioulos, 
em Alagoa Grande (PB) – Foto: Divulgação

Nessa edição do Vivenciando Caiana haverá Contação de História da Comunidade, Roda de diálogo com os turistas; visita aos pontos históricos do Quilombo; apresentações culturais com Coco de Roda, Ciranda, Capoeira, Dança, Coral Afro, além de Oficinas de Alfaia com o batuque do coco que só o Quilombo Caiana dos Crioulos tem. No pacote também está incluso o almoço no Restaurante “Sabores de Caiana”, da presidente da Associação das Mulheres Negras de Caiana, Elza Silva, mais conhecida como Elza de Caiana que elaborou um cardápio feito pelas mãos das mulheres quilombolas, que vai mostrar o sabor do quilombo.

Tempero de Cida de Caiana – Foto Eliane Régis/Divulgação

Também vão conhecer os temperos de Cida de Caiana, que planta as ervas e faz o tempero na comunidade.

A prática turística nos territórios remanescentes quilombolas – o chamado Turismo Étnico – é muito importante para a preservação da memória, da identidade e do patrimônio cultural da comunidade.

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 BLOG DO RILDOSeguro Desenvolvido Por Netinho Soluções Web.